facebookorkuttwitter
Espiritismo a céu aberto

espiritismo_a_ceu_aberto_projetoCom o propósito de contribuir para a divulgação da Doutrina Espírita na cidade de São Carlos, a Casa do Caminho inicia o projeto “Espiritismo a céu aberto”, que busca democratizar a literatura espírita de uma maneira lúdica e participativa.

Mensalmente, uma quantidade de livros espíritas será “esquecida” propositalmente em determinados pontos da cidade, como praças, pontos de ônibus, transportes coletivos, restaurantes, etc. A idéia é que a pessoa, ao encontrar um livro, leia-o e, após, esqueça-o novamente em outro ponto da cidade, para que outros também possam ler.

Caso quem o encontre não se interesse, pode também levar o livro para algum parente, amigo ou simplesmente deixá-lo ali. O importante é não danificar ou ficar com o livro para si, pois, dessa forma, outras pessoas estariam impedidas de ter acesso ao seu conteúdo.

Em cada livro será anexada uma ficha que explica a iniciativa e contém o endereço de e-mail para que o leitor possa enviar suas críticas, sugestões, depoimento sobre a obra em questão, onde encontrou e onde o “libertou” o livro. Os depoimentos autorizados serão publicados no site.

“Espiritismo a céu aberto” é baseado no projeto “Espiritismo nas ruas”, que acontece desde 2009 na cidade de São Paulo e é promovido pelo Centro Espírita Gabriel Ferreira. Ambos são inspirados no BookCrossing (http://www.bookcrossing.com), conceito surgido nos E.U.A, que pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público para que outros o encontrem, leiam e voltem a libertá-lo, transformando, assim, o mundo inteiro em uma biblioteca.

Confira a tabela com os títulos, locais e datas onde livros foram "esquecidos"pela primeira vez!!!



Seg, 24 de Janeiro de 2011 00:09    PDF Imprimir E-mail
Participe

O projeto "Espiritismo a céu aberto" teve início no dia 25 de janeiro de 2011, quando um grupo de voluntários da Casa do Caminho “esqueceu” os primeiros títulos em diversos pontos cidade. A partir de então, a cada mês, novos títulos são disponibilizados nessa grande biblioteca a céu aberto.

Para que isso continue sendo possível, é necessária a colaboração de interessados com a doação de livros (novos ou usados) e também com a particicipação na distribuição. Os livros podem ser entregues na Casa do Caminho e na União das Sociedades Espíritas de São Carlos (USE).

Para as casas espíritas ou voluntários que quiserem participar na distribuição dos livros, pedimos, por gentileza, que entrem em CONTATO.

No site da Casa do Caminho são registrados os títulos, a data e os locais onde os livros foram originalmente esquecidos. Também há um espaço em que o leitor pode postar seu depoimento e informar o local onde encontrou e deixou o livro, permitindo, assim, um acompanhamento da obra.